30 maio 2011

A Arte Romana

A arte antiga de Roma se refere ao período do Império romano do ocidente, teve influencia da arte greco-helenística e dos etruscos orientada para a expressão de um ideal de beleza.

Sua sociedade era aberta permitindo a introdução de certos elementos gregos como o estilo jônio, dórico, coríntio e os etruscos como o arco e a abóbada. Porém isso não significa que a arte romana tenha sido uma mera cópia, entre suas principais características podemos citar a ideia de energia, força, realismo e grandeza material.

Valorizavam a obra executada e não o artista que a criou, a arte tem caráter religioso e de propaganda dos feitos do imperador.

Diferentemente dos gregos, os romanos não apreciavam o nu atlético, ao contrário, consideravam o rosto e as expressões faciais os elementos mais importantes de uma obra. Alem disso, os romanos também se diferenciavam na praticidade, retratando as pessoas conforme elas realmente eram, e não conforme um ideal de beleza, como se via na arte grega.



A Pintura não se destacou tanto quanto a arquitetura nesse período. Os principais trabalhos são a pintura mural, as iluminuras, tapeçarias e a pintura parietal, ou seja, executadas nas paredes com função didática como forma de transmitir ensinamentos como o Cristianismo por exemplo.

A maior parte das pinturas romanas que conhecemos hoje provém das cidades de Pompéia e Herculano, que foram soterradas pela erupção do vulcão vesúvio em 79 a.C. Os estudiosos da pintura existente em Pompéia classificam a decoração das paredes internas dos edifícios em quatro estilos.

Primeiro estilo: recobrir as paredes de uma sala com uma camada de gesso pintado; que dava impressão de placas de mármore.
Segundo estilo: Os artistas começaram então a pintar painéis que criavam a ilusão de janelas abertas por onde eram vistas paisagens com animais, aves e pessoas, formando um grande mural.
Terceiro estilo: representações fiéis da realidade e valorização na delicadeza dos pequenos detalhes.
Quarto estilo: um painel de fundo vermelho, tendo ao centro uma pintura, geralmente cópia de obra grega, imitando um cenário teatral.



Na Escultura os romanos eram grandes admiradores da arte grega, mas por serem realistas e práticos, suas esculturas são uma representação fiel das pessoas, mais realista a estatuária teve seu maior êxito nos retratos. Os materiais mais utilizados no retrato romano foram o bronze e o mármore. A princípio, a escultura romana de retrato apenas representava a cabeça e parte do pescoço, com o tempo foi avançando a representação de todo o busto, incluindo ombros e peito. Também se esculpiam esculturas de corpo inteiro, onde a personagem podia estar de pé ou sentada.


   Davi, Herói Bíblico

Os mosaicos romanos, presentes por todo o Império Romano, com fins claramente decorativos, cores vivas e intensamente duráveis, prevaleceram sobre a pintura, exatamente por estarem imbuídos destas características. As vilas romanas tinham frequentemente os seus solos cobertos por bonitos mosaicos com figuras geométricas, imagens de caça, mitológicas, etc.


   Mosaico Alexandre em batalha

A Arquitetura em pedra vem reforçar a característica de monumentalidade e fortaleza. Através das ruínas de edifícios públicos e privados da Roma Antiga, pode-se ter uma idéia da importância da arquitetura neste período. Na arquitetura, podemos ressaltar a grandeza e a imponência das obras como principais características. Edifícios públicos, templos, anfiteatros (Coliseu, por exemplo) e monumentos comemorativos são alguns tipos de construções feitas na época. Tais obras, além de ressaltarem a riqueza do Império Romano, foram responsáveis por urbanizar Roma de uma forma que nunca se havia visto antes. Ao mesmo tempo em que esculturas gregas eram copiadas, os artistas romanos desenvolviam um estilo próprio.


   Coliseu de Roma

As características gerais da arquitetura romana são:
* busca do útil imediato, senso de realismo;
* grandeza material, realçando a idéia de força;
* energia e sentimento;
* predomínio do caráter sobre a beleza;
* originais: urbanismo vias de comunicação, anfiteatro, termas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário