06 junho 2011

A Arte Barroca

A Arte do Barroco na Europa

O Barroco iniciou no final do século XVI na Europa e perdurou até o século XVIII, mais precisamente na Itália em países da Europa expandindo-se pela América. Uma arte dinâmica de contrastes, drama, destacando-se pelo elemento decorativo. Há um rompimento do equilíbrio entre o sentimento e a razão, entre a arte e a ciência.
Época de conflitos religiosos aparecem sentimentos opostos entre o bem e o mal, o céu e a terra, alegria e tristeza, antropocentrismo x teocentrismo entre outros.
A Palavra Barroco deriva de (barueco) que significa pérola de forma irregular.

Suas principais características gerais são:

- A emoção sobre a razão, cuja função é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos, e da emoção e não apenas pelo raciocínio;
- Introdução de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas;
- Junção entre a arquitetura e escultura;
- Fortes contrastes de luz e sombra;
- Obras com efeitos ilusionistas, nos dando às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade e realidade que se conseguia.





Na Pintura Barroca com o uso da perspectiva foram pintados tetos e paredes que dão a impressão de continuação do céu, o uso do contraste do claro e escuro (chiaroscuro) foi dada mais dramaticidade à obra, embora exagerada é a iluminação que dá sensação de realismo.

Principais características da pintura:
- Composição diagonal e assimétrica, com estilo retorcido, monumental;
- Contraste da luz e sombra recurso destinado paraa dar profundidade à pintura acentuando elementos destaques no quadro;
- Realista e presente em várias camadas sociais;
- Cenas de fortes com dramaticidade para causar impacto no observador.

Dentre os pintores barrocos destacam-se:

Caravaggio - o que melhor caracteriza a sua pintura é o modo revolucionário com que ele usa a luz. Ela não aparece como reflexo da luz solar, mas é criada intencionalmente pelo artista, para dirigir a atenção do observador.


                                                           Caravaggio, Young Saint John the Baptist, around 1600.



Doubting Thomas - Michelangelo Merisi da Caravaggio
                                                                 Doubting Thomas

Caravaggio - Narcissus
                                                                        Narcisius

Andrea Pozzo - realizou grandes composições de perspectiva nas pinturas dos tetos das igrejas barrocas, causando a ilusão de que as paredes e colunas da igreja continuam no teto, e de que este se abre para o céu, de onde santos e anjos convidam os homens para a santidade.
Obra destacada: A Glória de Santo Inácio.

Andrea Pozzo's famous ceiling painting in St. Ignatius Church in Rome


Velázquez - além de retratar as pessoas da corte espanhola do século XVII procurou registrar em seus quadros também os tipos populares do seu país, documentando o dia-a-dia do povo espanhol num dado momento da história.

As Meninas

Rubens (espanhol) - além de um colorista vibrante, se notabilizou por criar cenas que sugerem, a partir das linhas contorcidas dos corpos e das pregas das roupas, um intenso movimento. Em seus quadros, é geralmente, no vestuário que se localizam as cores quentes - o vermelho, o verde e o amarelo - que contrabalançam a luminosidade da pele clara das figuras humanas.


                                (O jardim do amor)

Rembrandt (holandês) - o que dirige nossa atenção nos quadros deste pintor não é propriamente o contraste entre luz e sombra, mas a gradação da claridade, os meios-tons, as penumbras que envolvem áreas de luminosidade mais intensa.


                                (Ronda da Noturna)

Lição de Anatomia

Destacam-se na França Georges de La Tour foi um dos adeptos da técnica; na Itália, Battistello Caracciolo, Giovanni Baglione e Mattia Preti, e na Holanda, Rembrandt van Rijn. Mas talvez os mais notáveis representantes sejam os espanhóis José de Ribera, Francisco Ribalta e Francisco de Zurbarán.

Na Escultura destaca-se a imagem sacra concebida pela igreja, através da imagem o artista tinha função teológica com transmissão da fé aos fiéis. Carga dramática sensação de movimento, emoções de alegria, dor, sofrimento.

Principais características:
- Predomínio das linhas curvas;
- Drapeados nas formas dos tecidos, tons dourados;
- Emoção nos gestos e rosto das obras;
- Dramaticidade com efeito teatral.

Entre os artistas do Barroco italiano Bernini (1598-1680) foi, sem dúvida, o mais importante e completo: foi arquiteto, urbanista, escultor, decorador e pintor.

Detail from one of Gian Lorenzo Bernini’s sculptures. Bernini is one of the greatest sculptors to have ever lived. Only a true master can make marble feel like flesh like in this sculpture.


Detalhe da escultura de Bernini

Ecstacy of St. Teresa

Na Arquitetura a Igreja e os governantes tiveram papel principal, pois necessitavam criar obras que impressionassem pelo explendor, investiram na grandiosidade das igrejas e palácios com efeitos decorativos. Caracterizou-se pelo uso de colunas, frisos, frontões arcos e cúpulas.
Grandes projetos foram levantados em torno da arquitetura, entre eles, destacam-se basílica de São Pedro, no Vaticano. Também nesse período foram criados projetos paisagísticos de grandes jardins de palácios, como os de Versalhes, na França.



Basílica de São Pedro (Vaticano)


Basílica de São Pedro


"Considerado um dos maiores do mundo, o Palácio de Versalhes possui 2.153 janelas, 67 escadas, 352 chaminés, 700 quartos, 1.250 lareiras e 700 hectares de parque."



                                          Palácio de Versailles



Sala de espelhos do palácio



                                Palácio de Versailles

Nenhum comentário:

Postar um comentário