01 junho 2011

Arte Bizantina

Arte Bizantina

A Arte Bizantina teve origem na capital do Império Romano na cidade de Constantinopla mais precisamente em Bizâncio, a princípio com características orientais de regiões como a Ásia Menor, Síria e elementos Alexandrinos.
Ao oficializar o Cristianismo Constantino procurou enfatizar o importante papel da religião como difusor da fé, ao mesmo tempo, inserir a presença do Imperador com a grandeza do seu caráter religioso que governava em nome de Deus.
A arte era direcionada pela religião, cabendo ao clero a organização das artes, e no regime teocrático o imperador tinha poderes administrativos e espirituais, não raro, era representado em mosaico com uma auréola na cabeça ou ao lado da Virgem Maria e o Menino Jesus.
Esse Império desenvolveu-se por onze séculos desde a fundação de Constantinopla 324 d.C, e seu momento áureo se deu com o reinado do Imperador Justiniano (527-565) considerado como a Idade de Ouro do Império.
O Mosaico é o elemento principal da Arte Bizantina, vindo mais tarde a influenciar a Arte Gótica, sua função era de retratar o Império, os Profetas e a vida de Cristo. A representação da arte é verticalizada posição frontal sem perspectiva e volume, com muito dourado.
Na Pintura três elementos estavam presentes: as miniaturas, pinturas de ilustrações ou iluminuras dos livros, os ícones figuras sagradas com tema limitado pelo texto do livro de conteúdo religioso ou científico, e os afrescos com maior esplendor e posteriormente por problemas de custo suplantaram o mosaico. Os desenhos figuravam com fundo dourado, estilizados e ornados com coroa e pedras preciosas para a representação de Cristo, Maria, santos e mártires.
virgen2
LA VIRGEN Y EL NIÑO
A escultura em mármore polido, era dada importância para aos baixos relevos que eram acoplados à decoração e sua postura normalmente frontal. Quanto à ourivesaria houve trabalhos em ouro e prata com incrustações de pedras preciosas.

                                                         Marfil s. VI Constantinopla (museu de Louvre)

Na Arquitetura Constantino trabalhou para que fossem levantados teatros, palácios e o destaque são para as Igrejas com construções monumentais, cúpulas sustentadas por colunas, com capitéis decorados e revestidos em ouro.
O marco na arquitetura bizantina foi a construção da Igreja de Santa Sofia, hoje em Istambul, em que trabalharam mais de dez mil homens por mais de cinco anos, sem preocupação com gastos. Sua cúpula de 55 metros está apoiada em quatro arcos plenos representando a universalidade e poder absoluto, as paredes são pintadas e as colunas e capitel ricamente decorado com mosaico e o chão é de mármore polido.

Igreja de Santa Sofia


Interior da Igreja

Nenhum comentário:

Postar um comentário