13 junho 2011

Arte Impressionista

O Impressionismo nas Artes
O Impressionismo é um estilo artístico de origem francesa que nasce no final do século XIX, e sua duração vai de 1860 a 1886 aproximadamente, podendo ser considerado o marco inicial da Arte Moderna.
A luz e o movimento faz parte do estudo principal do estilo impressionista, os artistas pintavam suas telas geralmente ao ar livre com pinceladas soltas, pois a intenção era a de capturar as principais variações de cores da natureza.
A pintura impressionista não foi bem aceita a princípio pela crítica, pois não seguia a perfeição das escolas artísticas e acadêmicas que surgiram no renascimento. Abandona as técnicas rigorosas de proporção, perspectiva, composição e equilíbrio, para estudar os efeitos da luz. Suas pinceladas passaram a ser curtas e justapostas, com borrões, criando um efeito de ótica, que a certa distância o observador nota que as cores se fundem apresentando formas mais definidas com o equilíbrio das cores.
O mais importante é que depois da introdução do Impressionismo, a pintura nunca mais seria a mesma, o artista passa ter o direito de imprimir o seu estilo pessoal.
Principais características do Impressionismo:
- Rompimento com a perfeição dos traços tradicionalistas;
- Início dos estudos sobre efeitos e ilusões de ótica;
- Reproduz somente o que vê;
- Elemento que predomina é a luz solar.
Na Pintura a impressão que a obra causava deveria ser traduzida pelas pinceladas, que eram retratadas por paisagens, retratos e cenas do cotidiano. Geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o artista pudesse captar as formas de luz em diferentes horários e estações do ano, e os efeitos que a luz do sol produz na natureza.
Argentuil (Edouard Manet)
A cor é uma qualidade permanente na obra, conforme o horário do dia a incidência da luz porduz um efeito. A linha não está mais presente para a definição do contorno, as pinceladas causam uma situação imprecisa como se fosse uma fotografia fora de foco. A sombra preta não existe mais, pois tudo está banhado pela luz do sol, e a cor complementar de uma cor é outra que a torna mais pura, intensa e vibrante, quando justaposta ou aproximada. Para obtenção de brilho e leveza os pintores resolveram misturar as cores primárias, juntando duas pinceladas, um exemplo é misturar o azul e o amarelo diretamente na tela sem misturar antes na paleta para produzir o verde. Os efeitos ópticos descobertos pela pesquisa fotográfica, sobre a composição de cores e a formação de imagens na retina do observador, influenciaram profundamente as técnicas de pintura dos impressionistas.
Principais características do impressionismo na pintura:
- Retratação dos temas ligados a natureza, especialmente as paisagens;
- Observação da luz natural para aplicação das técnicas na pintura, pois as cores mudam constantemente na natureza dependendo da incidência da luz do sol;
- Estudo da decomposição das cores, efeitos coloridos e luminosos;
- A pintura capta o momento por isso é instantânea;
- Distânciamento dos contornos nítidos, pois o principal elemento é a mancha e a cor;
- Jamais se usa o preto, o contraste de luz e sombra se aplica de acordo com a lei das cores complementares;
- As cores obtidas não são retratadas pela mistura de pigmentos, devem ser puras aplicadas em pequenas pinceladas, pois o observador ao contemplar a tela combina as várias cores obtendo uma ilusão de ótica.
 
Crepúsculo (Claude Monet)
Alguns dos principais artistas Impressionistas e suas obras:
- Claude Monet – um dos principais pintores impressionistas da época, persistente pesquisador da luz e seus efeitos, pintou várias telas em diversos momentos do dia com a finalidade de estudar as diferenças que a luz produz no ambiente em diversos horários.
The japanese bridge (Claude Monet 1900)
                                              Mulher com sombrinha (Claude Monet)
- Auguste Renoir – pintor impressionista com maior popularidade, chegando até mesmo a ter algum reconhecimento da crítica ainda em vida. Suas telas transmitem otimismo, alegria, e a movimentação da vida cotidiana parisiense. Pintando o nu feminino isento de erotismo e sensualidade, e de preferência ao ar livre, também retratos e a natureza morta.
   Le moulim de la gallete (Auguste Renoir)

O esquife (Auguste Renoir)
- Edgar Degas - gostava mais de retratar os interiores, sendo assim, representava a luz artificial, preocupava-se em representar o instante da vida das pessoas, captando um movimento ou a expressão de um rosto, adorava o teatro de bailados.
Ballerina (Degas)
- Èdouard Manet –  pintor e artista gráfico, está entre as figuras mais importantes do século XIX.
         Almoço na relva (Edouard Manet)











Le Bar aux Folies-Bergère (Edouard Manet)

Principais pintores impressionistas brasileiros:

Eliseu Visconti, Timótheo da Costa, Henrique Cavaleiro e Vicente do Rego Monteiro.


Sobre o impressionismo de Visconti, diz Flávio de Aquino: "Visconti é, para nós, o precursor da arte dos nossos dias, o nosso mais legítimo representante de uma das mais importantes etapas da pintura contemporânea: o impressionismo. Trouxe-o da França ainda quente das discussões, vivo; transformou-o, ante o motivo brasileiro, perante a cor e a atmosfera luminosa do nosso País".

Trigal (Elizeu Visconti)

Nenhum comentário:

Postar um comentário