27 junho 2011

A Arte no Cubismo

Arte Cubista

O Cubismo surgiu no século XX, do período de 1907 a 1914, desenvolveu-se em Paris, sendo um movimento liderado por Pablo Picasso e Georges Braque que “rompeu” com padrões estéticos que satisfaziam pela perfeição da imagem e realismo da natureza.

Historiadores admitem que dois fatores determinaram o nascimento do cubismo, de um lado a influência de Cézanne sobre Braque e de outro, a descoberta da escultura africana por Picasso.

Les demoiselles d’Avignon quadro de Picasso em 1907, marca o início do cubismo, o quadro apresenta um tema inusitado e um estilo radical, apresentando não somente os rumos do cubismo, mas de toda a arte moderna. Ao colocar a geometria em primeiro plano o cubismo, serviu de base para a arte suprematista e construtivista, com o uso da colagem antecipou o dadaísmo, o surrealismo, o pop art e com o uso de superfícies planas apresentou o caminho para o expressionismo abstrato.

   Les demoiselles d’Avignon (Picasso)
   
Cubos, volumes, cilindros e planos geométricos apresentam novas formas e vários ângulos, rejeitando qualquer noção de profundidade.

Historicamente é dividido em duas fases:

Cubismo analítico até 1912 com cor moderada formas desestruturadas e geométricas pela divisão de suas partes, tendência monocromática, decomposição da obra.

   Caracterizado pela desestruturação da obra em busca de uma visão total da figura. São sobrepostos vários ângulos da mesma imagem.

Cubismo sintético a partir de 1912 surge em reação ao primeiro com cores mais fortes e formas reconhecíveis, emprego de sinais plásticos, através de colagens com letras e partes de jornal entre outros materiais.

 
As cores se tornam mais vivas, volumes e espaços são insinuados.

Principais características:
- Formas e volumes com estrutura geométrica;
- Rejeição da perspectiva e da luz e a cor;
- Representação sobre superfícies planas;
- Influência da arte primitiva;
- A cor se reduz aos tons de castanho, cinza e bege na primeira fase.

Na pintura o cubista tenta representar os objetos em três dimensões, em uma superfície plana com predomínio de linhas retas e formas geométricas.

Alguns artistas que se destacaram foram: Pablo Picasso, Georges Braque, Juan Gris, Kazimir Malevich, Lionel Feinninger, Umberto Boccioni, Diego Rivera, Tarsila do Amaral, Vicente do Rego Monteiro, Romero Britto, Albert Gleizes, Fernand Léger, Francis Picabia, Marcel Duchamp, Robert Delaunay e Roger de La Fresnaye.

   "Guernica" o retrato da guerra (Pablo Picasso)

violin and pitcher georges braque 184x300 Georges Braque   Criador do Cubismo
   Violin and Pitcher - (Georges Braque)

    Picasso retratado por (Juan Gris)


   Nu descendo uma escada (Marcel Duchamp)

   Artillery (Roger de La Fresnaye)


Na escultura as obras são construídas com vários tipos de materiais, predominando formas geométricas planas, e volumes reduzidos à sua expressão mínima.

Alguns artistas que se destacam com suas obras: Archipenko, Pablo Gargallo, Raymond Duchamp-Villon, entre outros.

   Escultura desnudo feminino (Archipenko)


 
   Kiki de Monteparnasse (Pablo Gargallo)

   The large horse II (Raymond Duchamp)


No Brasil se deu presença somente após a Semana da Arte Moderna de 1922, com influência exercida sobre alguns pintores que apresentam características do cubismo em suas obras, entre eles se destacam: Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Antonio Gomide,Rego Monteiro e Di Cavalcanti.

bonito quadro de um homem pescando em um lago
      Pescador (Tarsila do Amaral)

   Nu cubista (Anita Malfatti)

   Nu cubista (Antonio Gomide)


   Moças (Di Cavalcanti)







Nenhum comentário:

Postar um comentário