30 julho 2012

Tarsila do Amaral

Tarsila do Amaral no Modernismo


Tarsila do Amaral é uma personalidade importante destacando-se no campo da cultura e pintura, ela nasceu em Capivari na Fazenda São Bernardo, interior de São Paulo no ano de 1886. Estudou no Colégio de Freiras Sion no bairro de Santana e completou seus estudos em Barcelona na Espanha.

Começou a estudar escultura, mas descobriu que tinha uma forte paixão pela pintura, em 1917 iniciou aulas de pintura com Pedro Alexandrino e posteriormente com o Alemão George Fisher. Em 1920 foi para a Europa estudar na Academia Julian em Paris, e em 1922 retorna ao Brasil no mesmo ano, entrando em contato com a arte dos modernistas, nesse momento, muda seu estilo de pintura onde incorpora temas tropicais e cores brasileiras, dando início a pintura "Pau-Brasil".


Capa da 1ª Edição do livro de poesias, de Oswaldo de Andrade, ilustrado por Tarsila do Amaral.

Ao aderir o Movimento Modernista ela começa a fazer parte do "grupo dos cinco", juntamente com Anita Malfati, Oswald de Andrade, Mario de Andrade e Menotti Del Picchia.

Seu primeiro casamento foi em 1906 e teve uma filha mas logo depois se separou, casou-se novamente em 1926 com Oswald de Andrade e nesse mesmo ano realizou sua primeira exposição individualmente em Paris.

Abaporu é sua obra máxima da Pintura Brasileira, produzida em 1928 Tarsila do Amaral queria desenvolver algo diferente daquela arte tradicional que se apresentava na época, foi a partir desse quadro "Abaporu" que surgiu o movimento "Antropofágico". A tela foi um presente para seu marido Oswald de Andrade e o nome foi retirado do dicionário Tupi-Guarani que significa "Homem de Come Carne Humana".


Abaporu (Tarsila do Amaral)

O quadro "Antropofagia" é uma mistura da pintura do "Abaporu" com a pintura "A Negra", as cores fortes estão muito presentes nessa fase Antropofágica; em sua carreira Tarsila percorreu caminhos que passaram pela pintura "Pau Brasil", "Antropofágica" e "Social".


Antropofagia (Tarsila do Amaral)

Em 1929 expõe individualmente pela primeira vez no Brasil, Rio de Janeiro, separando-se em 1930 de Oswald. Em 1933 pinta o quadro "Operários", iniciando sua pintura "Social" e nos anos de 1950 volta ao tema "Pau Brasil". No ano de 1963 tem participação especial na Bienal de São Paulo, 1964 participa da 32ª Bienal de Veneza vindo a falecer no ano de 1973.


Operários (Tarsila do Amaral)

Principais Características:
_ Presença do Surrealismo na fase Antropofágica;
_ Presença do Cubismo com uso de formas geométricas;
_ Temática social, temas brasileiros;
_ Cores fortes.

Algumas das principais obras: Manteau Rouge, Abaporu, A Negra, Antropofagia, O Pescador, Estação de Ferro Central do Brasil, Carnaval em Madureira, Religião Brasileira, Operários, Cartão Postal, O Mamoeiro, Manacá, A Família, Anjos, Costureiras, Pastoral, O Touro, Auto Retrato, Vendedor entre outras...

A Negra (Tarsila do Amaral)

Manteau Rouge (Tarsila do Amaral)

Estação de Ferro Central do Brasil (Tarsila do Amaral)

Carnaval em Madureira (Tarsila do Amaral)


Cartão Postal (Tarsila do Amaral)

Manacá (Tarsila do Amaral)

CRONOLOGIA
1886 – Nasce em Capivari, São Paulo.
1917 – Estuda com Pedro Alexandrino e Elpons, em São Paulo.
1920 – Estuda na Academia Julian, em Paris.
1922 - Liga-se ao grupo modernista em São Paulo, integrando o “grupo dos cinco”, formado por intelectuais e artistas fundadores do movimento, como Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti del Pichia.
1923 – Viagem à Europa com Oswald de Andrade. Estuda com André Lhote e Albert Gleizes.
1924 – Início da fase Pau-Brasil.
1976 – Retrospectiva na Bienal de São Paulo.
1977 – Retrospectiva no MAM – RJ.
1983 – Retrospectiva Centro Cultural São Paulo.
1984 – Retrospectiva MAM-SP.
1984 – Exposição “Tradição e Ruptura, Síntese de Arte e Cultura Brasileira”, Fundação Bienal de SP.
Fonte: www.pinturabrasileira.com

Fontes de Pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tarsila_do_Amaral
http://www.suapesquisa.com/biografias/tarsila_amaral.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/tarsila-do-amaral/tarsila-do-amaral.php
http: www.dec.ufcg.edu.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário