10 agosto 2012

Anita Malfatti

Anita Malfatti nasceu na cidade de São Paulo no ano de 1889,é considerada uma das maiores expressões da pintura brasileira, ela foi introduzida na pintura por influência de sua mãe que tinha uma grande sensibilidade artística, dava aulas de línguas e pintura para ajudar no sustento da família.



Em 1910 conseguiu que o tio e padrinho financiasse sua viagem para Berlim na Alemanha, entrando em contato com grandes exposições que estavam ocorrendo na Europa.

Ela retorna ao Brasil, e em 1915 vai para Nova York matricular-se na Art Student's League, porém tem dificuldades em se adaptar por ser uma escola conservadora.

Anita desligou-se completamente da pintura acadêmica, colocava em prática tudo que havia aprendido com nítida influência do expressionismo e do cubismo, para tristeza de seus familiares que não entendiam ainda essa arte de vanguarda.

A boba (Anita Malfatti)

Em 1917 fez sua segunda exposição, com telas como "O homem amarelo", "A mulher de cabelos verdes" e "O homem japonês", criando escândalo e sendo alvo de uma crítica ácida de Monteiro Lobato para o jornal O Estado de São Paulo, crítica essa que causou a devolução de obras que haviam sido vendidas.

O homem amarelo (Anita Malfatti)

"Paranóia ou Mistificação" foi o termo colocado como tema por Monteiro Lobato na coluna do jornal, apesar da forte crítica que ele teceu ao expressionismo de Anita ele também elogia no final a ousadia da menina, criando assim no artigo uma dualidade.

A crítica foi crucial, causando recolhimento na pintora e fazendo com que ela voltasse a estudar pintura acadêmica com Pedro Alexandrino onde conheceu Tarsila do Amaral.

Apesar da crítica ela não estava sozinha teve o suporte de grandes intelectuais da época; Oswald de Andrade defendeu Anita e publicou um artigo elogiando suas obras, logo após, ela passa a fazer parte de um novo grupo modernista, juntando-se a jovens escritores como Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Guilherme de Almeida e Menotti Del Picchia.

Considerada precursora do movimento de 22 a arte de Anita representa para os modernistas o grito de liberdade que a arte precisava,é uma arte revolucionária; cada artista teve a liberdade de apresentar aquilo que lhe foi peculiar, representando uma arte brasileira de natureza local.

As primeiras grandes obras de Anita estão em 1910, só que o Brasil ainda pertencia a um país oligárquico e rural, em que as artes se pautavam no academicismo, em meio a uma sociedade machista e patriarcal, sendo assim sua pintura causou um certo desconforto e perturbação.

Em 1923 ela ganha uma bolsa e embarca para Paris, em 1928 retorna ao Brasil e passa a lecionar na Mackenzie, em 1949 e 1951 participa do I Salão Paulista de Arte Moderna e da I Bienal de São Paulo, vindo a falecer no ano de 1964.

Algumas Obras da artista:

A mulher de cabelos verdes, Uma estudante, Nu cubista, A japonesa, O homem amarelo, Meu irmão Alexandre, O homem das sete cores, A boba, A estudante Russa, Arvoredo,Interior de Mônaco entre outros...

A mulher de cabelos verdes(Anita Malfatti)
Uma estudante (Anita Malfatti)
Nu cubista (Anita Malfatti)

Anita nasceu com um defeito físico no braço direito e apesar de passar por cirurgia ela continuou com esse defeito pelo resto da vida, motivo pelo qual obteve auxílio de vários professores para desenvolver habilidades com o braço esquerdo.

"A impressão inicial que produzem seus quadros é de originalidade e de diferente visão. As suas telas chocam o preconceito fotográfico que geralmente se leva no espírito para as nossas exposições de pintura. (...) Anita Malfatti é um temperamento nervoso e uma intelectualidade apurada, a serviço do seu século".3

3. Mario da Silva Brito, História do modernismo brasileiro - I. Antecedentes da Semana de Arte Moderna, RJ, Civilização Brasileira, 1964, p.61. O artigo de Oswald de Andrade se intitulou "A esposição de Anita Malfatti" e foi publicado no jornal do Comércio, SP, 11/01/1918.


Fontes de Pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anita_Malfatti
http://www.suapesquisa.com/biografias/anita_malfatti.htm
http://www.youtube.com/watch?v=Jim_rWPlsn0

Nenhum comentário:

Postar um comentário